Pagina Inicial

Pagina Inicial

topads

Contador de visitas

quinta-feira, 28 de julho de 2011

77 razoes pôr que não sou Adventista do Sétimo Dia.(3-3)

51ª) JESUS NOS REMIU OU TIROU DE SOB A LEI.

Estamos indubitavelmente cônscios de nossa isenção de lei, porque o Senhor Jesus Cristo veio nos remir ou tirar de debaixo da lei chamada por Paulo de ministério da morte, e se Ele veio para isto, por que ainda lutarmos para permanecermos sujeitos a ela? Você não acha que assim estaríamos desconsiderando e anulando o sacrifício DELE e procurando restabelecer um concerto já anulado por Deus? Dessa maneira você estará honrando ou desonrando a Deus? Comprove por você mesmo o que dissemos, lendo Gl 2,16; 3,1 1 e 2 Co 3.7.





52ª) MUDANDO-SE DE SACERDÓCIO, MUDA-SE A LEI.


Ficamos plenamente tranqüilos sem observarmos as exigências da lei, porque está escrito que havendo mudanças de sacerdócio, haverá também mudança da lei e uma vez que o sacerdócio mudou da ordem de Arão para a de Melquizedeque à qual pertence Cristo; é óbvio, como a luz meridiana, que a lei do sábado mudou automaticamente, e se ela mudou, por que trazê-la apulso de volta? Veja Hb 7. 1-1 7. 22-26; 8. 6.





53ª) RETIRADO DO ANTIGO COMO AINDA VOLTAR????


Tememos fazer parte da lei, porque se depois da mulher se unir literalmente a um marido, só podia passar para outro quando enviuvasse ou se divorciar-se, e caso se unisse a outro fora desse regulamento cometeria adultério, 1Co 7.39; Mt 19.9; assim também nós que já fomos remidos ou tirados do Velho Concerto para o Novo; é claro que se voltarmos a ele estaremos cometendo adultério espiritual, igualmente aos sabatistas mencionados na razão 29. Aliás, nem sequer podemos voltar a ele, porque já deixou de existir conforme já vimos na razão 24. Assim sendo, continuemos felizes com Cristo e Seu Novo Concerto - Amém?





54ª) FINDADA EM CRISTO COMO REATIVÁ-LA?


Lamentamos em constatar muitos escravizados pela lei que já terminou sua vigência, porque na realidade a lei findou-se plenamente em Cristo que veio cumpri-la em sua plenitude, conforme nos mostram claramente os seguintes versículos: Mt 5. 1 7, 18 Rm 1DA; Lc 24.44; Cl 3.19; Hb 10.9. Desastre, uma vez finda e isto por Deus por que reativá-la?





55*) O VÉU AINDA EXISTE PARA MUITOS.


Desculpemos essa cegueira deles e oremos pelos esforçados sabatistas, porque se eles não percebem tudo isto que já revelamos, certamente é devido o véu do Velho Concerto que anda permanece Sobre eles; mas quando permitirem que o véu lhes seja tirado, então entenderão alegremente que a lei findou de fato a sua ação, conforme nos ensina 2 Co 3.3-14.





56ª) SEPARADOS DE CRISTO E CAÍDOS DA GRAÇA


Pensemos mais sério na triste situação dos sabatistas, pois a Bíblia diz claramente que aqueles que se justificam pela lei, estão separados de Cristo e caldos da graça e acrescenta que é pelo espírito da fé que aguardamos a esperança da justiça "Porque toca a lei se cumpre numa só palavra, nesta : Amarás ao teu próximo como a ti mesmo. "Gl 5.4,5 e 14. já pensou que sentença pesada essa deles?





57ª) NINGUÉM JUSTIFICADO PELA LEI.


Continuamos porém avesso ao sabatismo, porque além de tudo isto, sabemos da inutilidade desta tentativa de ser aperfeiçoado pela lei, porque por ela ninguém será justificado diante de Deus, mas sim pela fé advinda pela pregação do Evangelho que é poder de Deus para salvação de todo aquele que crê. At 13.39; Rm 1. ló; 3.20;5.1; lo-17;12. 16 .





58ª) ALEI E SUA TREMENDA ESCRAVIDÃO.


Deus nos guarde de sermos sabatinos e nos ajude a glorificar más e mais a Jesus pela maravilhosa libertação que Ele nos deu, porque na verdade já fomos libertados da lei para servirmos a Deus em novidade de vida e do Espírito, e não na caduquice da letra como fazem os sabatistas. Veja-se, pois, Rm 8.15; Gll 4.7,23; 5.1.





59ª) A LEI NUNCA APERFEIÇOOU.


Nunca buscamos ser sabatistas, porque nossa perfeição vem pela graça através da fé, porque a lei nunca aperfeiçoou nem mesmo aos más intransigentes guardadores do sábado. Conf. Hb 7.1 19; 8.13.





60ª) PELA FÉ E NÃO PELA LEI.


Nada queremos com a lei, porque nosso pai na fé chamado Abraão, recebeu a promessa pela fé e não pela lei. Nós também, como seus filhos, recebemos a< promessas da salvação e do batismo com o Espírito Santo pela fé e não pela lei. At 2.39; Rm 4.13; Gl 3.2 etc.





61ª) A LEI EXIGE SILÊNCIO DOS SEUS ADEPTOS.


Queremos ficar sempre distantes da lei, porque ela exige silêncio dos seus seguidores e que permaneçam de bocas fechadas para não serem condenados (Rm 3.19), diante do que, pensamos muitas vezes, como se arranjarão os sabatistas falando tanto até contra os verdadeiros servos de Deus.





62ª) JUSTIÇA SEM LEI PELA FÉ EM JESUS CRISTO


Alegramo-nos por não pertencermos a lei já abrogada, porque mesmo que estivessemos sem lei, como dizem os %adores sabatistas que estamos, ainda assim estaríamos seguros, porque após o estabelecimento do Novo Concerto, manifestou-se a justiça de Deus sem lei e sim mediante a fé. Rm 3.21,22; 5.1.





63ª) AMOR CUMPRINDO TODA A LEI.


Ai está mais um motivo porque não "guardamos" a lei, pelo que damos graças a Deus pela segurança de Sua infalível e santa Palavra que assim nos garante: " Aquele que ama a seu irmão, já cumpriu a lei." Já pensou que maravilha para os que não pertencem mais ao Velho Concerto? Mt 7.12; Rm 13.6- lo; Gl 5.14.





64ª) A LEI DOS MANDAMENTOS ABOLIDA.


Regozijam-nos por não termos deveres para com a lei, isto porque no tempo aprazível, o Senhor Jesus Cristo já aboliu a lei dos mandamentos, através dos sacrifícios de Sua carne, cravando a referida lei na cruz, e graças a Deus que das 400 e tantas vezes que a palavra lei ocorre na Bíblia, nenhuma delas faz distinção de lei moral e cerimonial; além disto o texto diz claramente que foi abolida a lei dos mandamentos o que deve ser grande tristeza para os sabatistas que gostam tanto de cita-la. Ef 2. IS; Cl 2.14; Fib 7.16,18; 10.9.





65ª) A LEI SIMBOLIZADA COMO SENDO ESCRAVA.


Caso quiséssemos ser escravizados, abraçaríamos a lei como fazem os sabatistas, pois Paulo fez uma significante e bonita alegoria de Agar, a escrava, representando a lei; e de Sara, a livre, representando a graça; e ressaltou que nós, os crentes somos filhos da livre; diante do que fica evidentíssimo que os filhos da escrava são os fiéis guardadores da lei e do sábado. Confirme com Gl 4.12-31.





66ª) TRABALHAR SEIS DIAS TAMBÉM É MANDAMENTO.


Não valorizamos os "sapientíssimos" argumentos dos sabatistas, porque eles nem sequer notam que o 4° mandamento tão badalado por seus mestres, e que ordena a "guarda do sábado, igualmente ordena: "Seis dias trabalharás"Ex 20.9; mas será que os sabatistas estão observando este versículo ou só estão alertas para o versículo dez que manda descansar? Será que só pensam em repouso? "Eles só pensam, só pensam em repousar; eles só pensam, só pensam em repousar... "Será que eles estão esquecidos de Mq 2.10 que diz: "Levantai-vos, e andar, porque não será aqui o vosso descanso..." Lembrem-se que Paulo disse: "Aquele que não quiser trabalhar, também não coma". 2 Ts 3.10 Diante disto: "Seis dias trabalharás".





67ª) CONCERTO ANULADO PELO NOVO CONCERTO.


Pois bem, não nos apegamos á lei nem á guarda de dias, porque se a nossa justiça viesse delas, Cristo teria morrido em vão, Gl 2.21; porque a observância de dias não tem nenhuma influência sobre a dispensação da graça, Rm 14.5; Gl 4.9-1 1; Cl 2.16,17; e porque Deus prometeu e outorgou um Novo Concerto que anularia e deveras anulou o primeiro que não foi nem poderá ser por nós revigorado, considerando-se Is 1.13; ]r 31-34;; 2 Co 3.6; Hb 6.12,18,19; 8.6-13..





68ª) DOADORES DA LEI E DA GRAÇA.


Alheiam-nos da lei, porque ela foi dada por Moisés devido a transgressão do povo, conforme já vimos na razão 49; todavia a graça e a verdade irrefutáveis vieram por Jesus Cristo, conforme constatamos com ]o 1-17; Mt 3.1 7; Mc 9.7; At 20.20,27. Destarte permaneceremos com esta porque já veio para substituir àquela que já tinha sua abrogação preanunciada pelo próprio Deus.





69ª) CONFRONTANDO A LEI COM A GRAÇA.


Sentimo-nos muito bem isentos da lei, porque confrontando um pouco a lei com a graça para pesarmos melhor o valor de ambas, deparemo-nos com esses catorze importantíssimos tópicos infracitados. Leia, pois, meditativamente as suas diferenças.


l. A lei traz o conhecimento do pecado, Rm 3.20; a graça superabundou onde o pecado abundou, Rm S.20.


2. A força do pecado é a lei, a graça se manifestou salvadora a todos os homens. l Co 1S.56; Tt 2.1 1. 3. A lei suscita a ira, a graça nos salva mediante a fé e por nada mais. Rm 14. I5; Ef 2.8,9.


4. Moisés foi o mediador do Velho Concerto; Cristo do Novo e Melhor Concerto. Ex 34.27,28; 2 Co 3.3-4 e 14; Hb 8.6-9 e 14.


5. O Antigo Concerto foi gravado em pedra, o Novo foi escrito em nossas corações. 2 Co 3.3 -7.


6. O velho é chamado de ministério da condenação, o Novo, ministério da justificação. 2 Co. 3.9; At13.38,39.


7. O velho é um jugo de servidão, o novo nos traz verdadeira liberdade. Co 3. 17. Gl 5. 1.


8. O Antigo é chamado ministério da morte, o Novo, porém, nos vivifica, 2 Co 3.6,7.


9. O Velho era deveras transitório, o Novo era, é, E será permanente, 2 Co 3.11..


10. O Antigo exige a santificação de um dia, o Novo considera todos os dias iguais, EX 20.8; Rm 154.5,6.


11. O Velho ordena: "Faz e Viverás", o Novo garante: "Crê no Senhor Jesus Cristo e Serás Salvo, Tu a tua Casa", Lv l8-5 e At 16.31.


12.. No AI, "guardava-se" o sábado porque nele Deus descansou; no Novo, o domingo, porque nele Cristo Ressuscitou, Gn 2.2; Mt 28.7.


13. No Velho as reuniões eram mais no sábado, no Novo, comumente aos domingos, At 17.2; 20.7 1 Co 16.2.


14. Ao ser dada a lei, Israel pensou que iria morrer porém na selagem da Nova Aliança da Graça, foram salvas quase 3 mil pessoas, Dt 5.23 -25; At 2.42.





70ª) A LEI É SANTA, JUSTA E BOA


Continuamos bem felizes por nossa salvação pela graça, porque apesar da lei ser santa, justa e boa; tinha apenas a incumbência de aio ou pedagogo para nos levar a Cristo, havendo chegado a plenitude dos tempos a lei executou o plano de Deus que lhe fora conferido e retirou-se da "plataforma":. Por haver concluído sua missão, é tanto que se ela fosse uma pessoa, teria falado similarmente a João Batista: "E necessário que o Novo Concerto cresça e que eu diminua." Jo 3,30; Rm 7,12, l6; Gl 3.24.





71ª) OUTRAS SUBTILEZAS DOS ADVENTISTAS.


Ser-nos-ia impossível pertencer ao sabatismo, porque além doutras aberrações, White, a profetisa madre desse sistema sabático, declarou no "The Greast Controversy" pg 268 e no "Spiritual Gist," volume 1 pg 171; que" a porta da graça se fechara" em l844. Assim sendo, nada adiantaria ser sabatista ou membro de qualquer outra denominação, uma vez que a Bíblia diz: "Pela graça sois salvos". Nossa felicidade, porém, é que a porta foi fechada por eles, mas graças a Deus que a Bíblia jamais a fechou) consoantes com o que lemos me Mt 25. 10-12; Lc 23. 24,25; 1 Ts 4. 1 3 - 17; 2 Ts 2.7- 1 2 etc. Ora, é totalmente claro que a porta da graça só se fechará quando Cristo arrebatar a Sua Igreja, conforme os vs. supracitados.





72ª) ANIQUILAMENTO DO ÍMPIO COM O DIABO.


Como seríamos sabatistas se as vezes chegamos até a pensar que eles escrevem dormindo, porque similarmente aos russelitas, afirmam que o ímpio será aniquilado com o diabo, no entanto a Bíblia diz que Deus pôs a eternidade no coração do homem, Ec 3.1 1,14 (ARA), e que os ímpios serão atormentados eternamente, mas como seriam atormentados já aniquilados por eles? Nós, porém, ficamos com a Bíblia que assegura serem os ímpios lançados no inferno para o tormento eterno, coerente com Mt 1 B.B,9 ; 25. 4 1 ,46; Ap 1 4. 10, 1 1 ; 19. 20; 20. 10. 15; 21.B; Is 33. 14; SI 9. 17; Pv 15.24. Saiba-se também, que existem vários outros versículos revelando-nos que quando a Escritura fala de aniquilamento, refere-se ao corpo terreal e não ao espírito, conforme Ml 4.1-3, que falando de povos, dizem-nos que não lhes deixará


nem raiz, nem ramos. Por isto o vidente exclamou: "Ai, ai dos que habitam na terra!" Ap 8. 13; 6.4; 13.B.





73a) ALMA E ESPÍRITO DORMINDO NA COVA.


Deixam-nos perplexos as declarações do sabatistas quando dizem, igualmente aos russelitas, que a alma e o espírito dormem com o corpo na sepultura, ficando, portanto, inconscientes. Entretanto a Bíblia evidencia que o espírito e a alma saem do corpo na hora que ele expira, senão vejamos Gn 35. l8 Hb 17.20-22; Jó 34.14, I5; Ec 12.7; Tg 2.26; SI 90. l0; 146.3,4; Ap 6.9-11; Lc 16.19-31 e quando a Bíblia fala de dormir no túmulo, refere-se ao corpo e não ao Espírito, conforme At 7.56,60;; Mt 27.52, 1 Ts 4.13,14. incrível, Estêvão, cheio do Espírito Santo e contemplando o céu aberto e Jesus á direita do Pai; mesmo assim não sabia que o seu espírito tinha que dormir com o corpo na sepultura e por isto clamava: "Senhor Jesus recebe o meu espírito" Em quem devemos crer, em Estêvão ou nos sabatistas? Lembre-se também que em Mt 27.52, eram os corpos dos santos que figurativamente dormiam no pó, pois foram eles que ressuscitaram e não os seus espíritos, e medite que em 1 Ts 4.13,14; Deus trará os espíritos dos santos em companhia de Jesus, mas de onde? Do sepulcro? Não, é claro que não, pois Crista não virá do sepulcro mas do céu e uma vez que eles virão com Jesus, então estarão vindo do paraíso e não da sepultura, deixando assim por terra a terrível interpretação adventista.





74ª) SONO OU REPOUSO NO PARAÍSO OU 3° CÉU.


Espanta-nos o ser sabatista, porque mesmo certo de que não cometemos nenhuma contradição, alguns deles ainda poderão argumentar: "Mas você não disse que o espírito não dorme e como os versículos recem-citados falaram que dormem? bem, nós falamos que o espírito não dorme com o corpo no túmulo, mas se há sono no paraíso, o que não cremos, foi lá que eles "dormiram" e não na cova; mas a verdade é que esse dormir de 1 Ts nos fala do repouso do espírito naquele lugar delicioso e não de sono literal e para chegarmos a uma conclusão real disto, basta-nos meditar em Lc 23.43: Ap 6.9-11; 1 Co 15.51,52 e 1 Ts 5.10.





75ª) O BODE EXPIATÓRIO REPRESENTA SATANÁS?


Ainda estamos fugindo do sabatismo, porque eles chegam até a dizerem, nas pgs 167,168 e 403 do"Bible Readvys" que o bode emissário de Lv 16.5- lo, 20-22 "representa Satanás, sobre o qual Deus lançará o pecado dos remidos e o enviará para o inferno." Ora se assim fosse, Satã teria parte em nossa remissão, mas "que concórdia há entre Cristo e Belial?" 2 Co 6. I5- Além disto a Bíblia confirma que Cristo tomou sozinho sobre si os nossos pecados, conforme veremos em SI 49.7,8; Is 53.6,1 1,12; Rm 3.8; Ap 19. I5- Bem, mas eles afirmam isto tão categoricamente, que perece-nos melhor não duvidar da magnífica visibilidade deles, pois quem sabe se eles não viram mesmo Deus colocando os pecados deles sobre Satanás para leva-los para o inferno? Deixemos isto com eles, porém quanto aos remidos pelo sangue de Cristo mediante a graça e não mediante o sábado, nada têm a ver com essa ajuda de Satanás.





76ª) ANIQUILAMENTO DO ESPÍRITO HUMANO.


Ainda não nos chegou vontade de sermos sabatistas, porque seria um verdadeiro contracenso crermos no referido aniquilamento uma vez que o espírito nem sequer morre literalmente, e além disto a Bíblia diz, meridionalmente, que Deus é o Pai dos espíritos, e é deveras evidente que os filhos sempre são semelhantes aos pais, aliás isto é plenamente bíblico, e se Deus jamais morreu nem morrerá, tem concedido ao espírito o privilégio de jamais ser aniquilado o que é ilógico ante-bíblico, não é verdade? Leia, porém, Jo 4.24; Zc 12.1 e Gn 1,26,27; e veja que não dá mesmo para sermos sabatistas.





77a) SIMULADO COLÓQUIO DA LEI COM A GRAÇA.


QUANTO mais estudamos este assunto, mais distante ficamos da lei, e já tendo ido muito além do que prevíamos escrever, queremos concluir neste ínterim, as nossas setenta e sete razões do porquê não somos adventistas do 7° Dia, elaborando este simulado colóquio da lei com a Graça, baseado no livro de Abraão de Almeida, intitulado: "O SÁBADO A LEI E A GRAÇA."





( I ) LEI: Eu sou a Lei de Deus que tenho a expressa ordem de orientar rigorosamente os judeus, exigindo deles e de quem mais me aceitar, uma total obediência a todos os meus ditames, pois ao contrário os matarei. Dt 28.


(2) GRAÇA: Eu sou a Graça de Deus que me manifestei salvadora a todas as criaturas humanas que a mim vierem e tenho a especial missão de oferecer-lhes perdão gratuito e também resgata-los do teu rigor. Tt 2.1 1.


(3)LEI: Diante do que você me disse, informo-lhe que tenho muitos adeptos que não desejo vê-los fora da minha gestão, porque eles se esforçam tenazmente para me obedecerem, todavia sempre estou encontrando neles bastantes defeitos: Que diz você acerca de mim? Rm 3.23.


(4) GRAÇA: Digo que você fez o que lhe competia fazer, aplicando seu rigor até que chegou a plenitude dos tempos, quando deveras te despedires para sempre, deixando os homens a meu critério, muito embora não me conforme com o desprezo que eles me dão Gl 4.4; Ef 2.8,9.


(5) LEI: Você sabe que os meus escravos me classificam de lei moral e lei cerimonial, quando precisam se defender das declarações neo-testamentárias a meu respeito?


(6) GRAÇA: Sei perfeitamente isto, mas das "400" vezes que você aparece no texto sagrado, não encontramos esses sobrenomes lhe acompanhando nenhuma vez, mas apenas lei, Lei de Deus, Lei de Moisés etc, se bem que existem em você muitos preceitos morais e cerimoniais.


(7) LEI: Por que então seus discípulos mudaram o dia de descanso do sábado para o domingo?


(8) GRAÇA: Eles não mudaram dia nenhum, o sábado e o Domingo continua nos seus devidos lugares, eles simplesmente deixaram de repousar no sábado para repousar no domingo.


(9) LEI: Você pode me revelar na Bíblia, qualquer prenúncio da


observância do repouso no domingo?


( l0) GRAÇA: Sim, principalmente em Lv 23.1 1,16,, 3Se 36 que falam claramente de repouso no 8° dia.


(l1) LEI: Mas se Deus, o Criador Todo-Poderoso, descansou no 7° dia, não é mais correto que eles assim o fizessem também?


(12) GRAÇA: Não, porque o pecado que entrou no mundo interrompeu o descanso de Deus de tal forma, que Ele voltou a trabalhar, em prol da humanidade, tão encarecidamente que trabalha até agora e o Filho trabalha também, porque certamente esse repouso só será restabelecido plenamente no milênio. Jo 5.17; Hb 4.9 etc.


(13) LEI: você quer me explicar precisamente, porque seus discípulos descansam no domingo, se o Todo-Poderoso descansou no sábado?


(14) GRAÇA: Porque Deus descansou naquele dia com muito regozijo por haver concluído a grande obra da Criação, e meus discípulos descansam no domingo pelos diversos motivos já exarados nas razões 42 a 48.


( I5) LEI: Você lembra-se das bênçãos prometidas aos guardadores do sábado e bem registradas no capitulo cinqüenta e seis de Isaias?


(16) GRAÇA: Lembro-me e afirmo que são verdadeiras, todavia, lendo-se o texto direitinho, conclui-se que as referidas promessas falam para os futuros dias do milênio.


(17) LEI: Então você acha que eu, mesmo sendo justa, santa e boa, não devo ser cumprida pelos seres humanos? Rm 7.12.


(18) GRAÇA: Bem, acredito que para os judeus do inicio e para os não convertidos do presente, isto foi e deve ser muito importante, uma vez que você diz: "Não fará obra alguma no dia sétimo" Ex 3 1. 14; Dt 5.14; um homem foi apedrejado por apanhar lenha no sábado, Nm 15.33-36; "Não acendereis fogo... no dia de sábado.. " Ex 35.3. Até a distância que podia caminhar nesse dia era regulamentada por você, At 1.12 e assim sucessivamente. Perguntamos-lhe: Será que seus adeptos estão lhe obedecendo em tudo isto e muito mais?


(19) LEI: Parece-me que seus seguidores estão me colocando de lado, a fim de não obedecerem a palavra que Deus me conferiu e o que será deles?


(20) GRAÇA: Não, ao invés disto, eles são quem estão se colocando de lado, porque já morreram para você, uma vez que se alguém quebrar um dos seus mais pequenos mandamentos, será culpado de todos os outros. Todavia eles morreram para você e esconderam suas vidas em Cristo, ficando salvos pela minha ação através da fé. Tg 2. l0; Gl 3. l0; Rm 7.14; Cl 3.3 etc.


(21) LEI: Nos versículos supracitados o apóstolo se refere á lei


cerimonial e não á lei moral que é a regra da vida para o pecador e p/ o cristão.


(22) GRAÇA: Bem, de conformidade com a Bíblia, você é um sistema composto de mandamentos e regras que revelam a culpa e a maldição do pecador, sendo, portanto, uma corrente e quem quebra um elo seu quebrou a você toda. Ora, a Circuncisão nada era, mas Paulo mesmo disse: Protesto a todo o homem que se deixa circuncidar, que está obrigado a guardar toda a lei. Gl 2.19,20; 3. l0; 5.3,20; Rm 3.19,20; 7.9-23; 1 Tm 1.8- l0- Destarte você não é base e nem regra de vida para os cristãos, pois esses estão deveras em Cristo e não em você. Jo 3.3; 2 Co 3.3; Ef 4.20,21; Fp 3.14 etc


(23) LEI: Para que então deveria alguém cumprir minha justiça, se eu não sou base nem regra de vida para o pecador e o cristão?


(24) GRAÇA: Na verdade isto não se faz necessário depois da manifestação do Novo Pacto, porque encontramos todas as bases de regras e instruções no próprio Novo Testamento, e Paulo já dissera que "se a justiça provem da lei, segue-se que Cristo morreu debalde... "Porque o fim da lei é Cristo para a justiça de todo aquele que crê..."Pois "se dada fosse uma lei que pudesse vivificar, a justiça, na verdade, teria sido pela lei" Gl 2.21; Rm 10.4 etcetera.


(25) LEI: Ao ouvir todo o seu argumento, observei que você fugiu agora de explicar sobre o sábado que faz parte da justiça da lei.


(26) GRAÇA: Então saiba que o sábado se completa moralmente em Cristo, Mt 1 1.28,29; Por que voltar-nos-íamos para uma fraca sombra que não pode justificar, nem salvar e nem ensinar no "Colégio "do Nazareno? Será que o novo marido de uma divorciada a mandaria se comportar conforme as regras do velho marido? Não? E para que a esposa do Novo Concerto, teria obrigação de continuar aprendendo com o seu ex-esposo chamado Velho Concerto?


(27) LEI: Tudo que você me falou, parece-me correto, mas não posso deixar de lado o sábado, considerando-se que até Cristo o guardou.


(28) GRAÇA: Sem nenhuma sombra de duvida, cientificamos-lhe que Cristo como verdadeiro judeu e exemplo para eles, nascido sob você, conhecedor seu e que veio para lhe cumprir tinha deveras o dever de lhe cumprir e, de fato assim o fez, não obstante tenha sido atacado por não lhe observar á maneira dos fanáticos sabatistas da época, mas mesmo assim Ele lhe pôs em prática corretamente, embora soubesse que iria morrer sob sua maldição, contudo assim fez Ele para que você fosse cumprida sem passar um jota nem um til, a fim de não mais procurar dissuadir os meus discípulos. Entendeu bem?





(29) M Ú T U O A G R A D E C 1 M E N T O


LEI: Obrigada irmã Graça pelas explicações que você me deu. julgo-me bem esclarecida e estou plenamente cientificada que na verdade fomos planejadas por um só Deus, Para fins diferentes, sendo que minha missão cessaria tão logo a plenitude dos tempos chegasse com sua manifestação e especial missão; portanto estou certa do fim do meu trabalho e despeço-me dizendo: ' E necessário que você cresça e que eu diminua'.





(30) GRAÇA: Irmã Lei, sou eu quem devo lhe agradecer por me haveres ouvido pacientemente. Ressalto, porém, que sua função foi muito nobre e espinhosa como pedagogo por quase 1.500 anos, preparando milhões e milhões de "crianças" para passa-las á minha liderança. Portanto tinhas que ser deveras rigorosa, e já pensasses como seria difícil para mim se não tivesses feito tanta preparação? Assim sendo, jamais poderíamos ser inimigas, pois trabalhamos para um só Deus. Recolhe-te, pois, em paz e mui feliz pelo que desempenhaste. Siga em paz, deixando-me em paz, e eu prosseguirei até Deus deliberar fechar de verdade a minha porta que permanece bem aberta, conforme a razão 71. Até já, amém





CONCLUSÃO. Foi tudo quanto pudemos preparar para você prezado leitor. O assunto é muito vasto e complexo. esperávamos fazer este muito mais resumido, todavia vemos agora que bom seria haver elaborado um trabalho bem maior que este, mas mesmo assim trabalhamos várias noites até uma, duas e três da manhã e também vários dias das 8 ás 18h, exceto as interrupções para atendimento á várias pessoas. Ressaltamos que misturamos bastante nossos pensamentos com os de outros comentaristas, portanto se aparecerem algumas frases de outros não aspadas, foi por equívoco e não por plágio. Aconselhamos-lhe, porém, que leia este todo pacientemente e sempre confrontando os vs citados com a Bíblia e muito obrigado pela preferência. Todavia não esqueça de orar por nós para que Deus nos guarde da ira deles...


Atenciosa e mui Cordialmente,


Solon Teixeira Gomes


Ministro do Evangelho


CGAB 4735 e OMEB 3.441





ALGUMAS CONSIDERAÇÕES SOBRE O SÁBADO:


- O mandamento de Deus não se refere a um dia específico da semana, Ex. 20.9


- Deus criou o homem no sexto dia (Gn. 1.27,31)


- O Sábado faz parte de um pacto de Deus com o povo judeu (Ex. 201,2).


- O Sábado não é instituição perpétua para outros povos, senão os judeus (Gn 31.17)


- Antes do Concerto de Sinai, Deus não ordenou a ninguém que guardasse o Sábado (Gn 3.17)


- Deus aborrece o Sábado porque envolve um preceito cerimonioso carente da verdadeira fé (Is 1.13)


- Jesus foi a última pessoa que teve obrigação de guardar o Sábado (Gl. 4.4,5).


- O Sábado faz parte da Lei e esta foi abolida totalmente por Cristo (Cl 2.14)


- O Sábado consta no Decálogo e este não é a parte mais importante da Lei de Deus (Mt. 22.36-40)


- Deus trabalhou no Sábado e continua trabalhando (Gn. 2.2; Jo. 5.17)


- O Sábado faz parte da Velha Aliança. Estamos em um Novo Concerto (Mt. 26.28).


- O Novo Concerto sob o qual estamos não nos manda guardar o Sábado.


- A Igreja Primitiva guardava o Domingo (não foi instituído pelo Papa, nem por Constantino, como dizem os sabatistas).


- Homens santos e abençoados por Deus guardavam o Domingo (Ap. 13.16; 19.20; 14.10,11)


- Não estamos ligados a um lugar ou a um tempo para adorar a Deus. Jesus deixou isso bem claro (Jo. 4.24)..


SÁBADO OU DOMINGO?


"Qual o dia verdadeiro de descanso, o Sábado ou o Domingo?"


O observador mais acurado vai perceber que o Sábado não é um mandamento originado na lei mosaica (Gn 2.3), ainda que mais tarde a ela foi incorporado. O termo em hebraico "shabbadt"da raiz "shãbbath" supõe cessar, deixar de fazer, parar de fazer e até desistir. Em nenhum dicionário a palavra significa descansar. A idéia de que Deus descansou no dia sétimo só pode ser interpretada antropomorficamente, uma vez que Deus não pode cansar-se, sendo Ele o sustentador de toda a criação. Além do mais, devemos notar ainda o tempo em que o Gênesis foi escrito e a utilização de vocábulos babilônicos na sua composição sendo "shabbatum"o que mais corresponde à intenção judaica de significar que Deus completou a sua obra no sétimo dia. E se completou, trabalhou, o que tiraria a validade do Sábado judaico como lei. Esta parece ser a idéia de que Jesus quis mostrar aos escribas e fariseus quando disse: "Meu Pai trabalha até agora e eu trabalho também", Jo 5.17. A lei judaica posterior definiu 39 tipos separados de ações que constituem infração ao Sábado. No entanto, as mesmas escrituras prescreviam oferendas de sacrifício no Templo, no Sábado, ainda que isso fizesse o ofertante incorrer em esforços físicos: Nm 28.9,10. Os princípios rabínicos prescreviam que se uma vida humana estivesse em perigo no Sábado, tudo o que fosse possível devia ser feito para salvá-lo. Jesus foi mais adiante quando arguiu: "E qual de vós que se a sua ovelha num Sábado cair num buraco não a pegará e tirará dali?" Mt. 12.11. Quando Deus diz: "Lembra-te do dia do Sábado para o santificar"(Ex 20.8), poderia estar dizendo: "Lembra-te de honrar-me com teu louvor e ações de graça no dia do teu descanso". É notório que nem todos podem descansar no atual Sábado, ou seja, no sétimo dia da semana. Principalmente nas cidades grandes. Essa imposição da vida cotidiana poria milhões de crentes em desobediência contra Deus e passíveis de morte: Nm 15.32-36. Felizmente, não estamos debaixo da Lei e podemos santificar todos os dias da semana ao Senhor. E como foi no primeiro dia da semana que o Senhor Jesus ressuscitou (Mt 28.1; Mc. 16.2; Lc 24.1; Jo 20.1), nesse dia denominado Domingo, do latim "dies dominicu", dia do Senhor, procuramos nele servir mais demoradamente à obra de Deus. Agora, quanto à santificação, não temos de escolher esse ou aquele dia, mas vivê-la a todo o momento, pois, sem ela, "ninguém verá o Senhor".


Ezequias Queiroz de Souza


Ministro do Evangelho


CGADB 24.505


FONTE: Material Retirado da Internet. Essa pagina é apenas uma coletânea de Estudos Bíblicos sobre a Igreja Adventista do Sétimo Dia.

0 comentários:

Postar um comentário

Share

Twitter Delicious Facebook Digg Stumbleupon Favorites More