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quinta-feira, 28 de julho de 2011

77 razoes pôr que não sou Adventista do Sétimo Dia.(2-3)

 
26ª) A LEI E O SÁBADO ERAM APENAS SOMBRAS.


Sentimo-nos desabrigados da observância de dias, porque até mesmo o sábado, outros ritos e a própria lei, eram simplesmente sombras registradas no Antigo Testamento para alertar a expectativa da realidade porvir: Cl 2.14-17; Hb 7.18; 8-5,13; l0-1,9; Gl 2.21; 3.25; 4.9, l0 e Jo 1.17. Ora se a realidade já chegou, por que voltarmos a permanecer nas sombras? Elas não nos ampararão das chuvas tempestuosas, escondamo-nos, pois, em Cristo.





27ª) O SÁBADO JÁ SE TORNARA ABOMINÁVEL...


Estamos absolutamente cônscios de nossa inculpabilidade nesse ângulo de observância sabática, porque o Deus Todo Poderoso que prometera o Novo Concerto, anulou o antigo não porque ele não prestasse mas porque já havia concluído o tempo determinado por Ele de tal forma, que já estava abominável diante dEle devido o abuso do povo, conforme nos revelam Jr 31.31-34; Is 1.13; 2 Co 3.6; Hb 6.12,18,19; 8.6-13, etc, etc, Diante de tudo isto, como poderíamos, com bom senso, conservar na ativa algo já abominado e anulado pelo próprio Deus? Será que assim fazendo, os sabatistas não estão querendo ser mais sábios que Deus?.





28ª) JESUS CRISTO, O MOÇO RICO E O SÁBADO.


Evidentemente nada temos com a observância da "guarida" de dias, porque o sábado era arraigado à lei da que Jesus Cristo citaria a parte más importante e más necessária pana o moço rico e esta não foi o sábado. Além disto o Mestre dos mestres ressaltou que dos dois mandamentos por Ele citados "dependia toda a Lei e os profetas." Mt 22. 3 5-40. Mesmo assim para os sabatistas, parece-nos que a observância do sábado é más importante, considerando-se a primada que lhe dão inúmeras vezes, todavia o Nazareno não a enfatizou nem sequer uma vez e nem mesmo naquela hora de tanto interesse do seu interlocutor Aliás, quando Jesus falou no sábado em outras ocasiões, o fez em represália aos fanáticos sabatistas seus contemporâneos que censuravam incompassivamente os discípulos de Seu colegiado por estarem colhendo espigas em um dia de sábado, porém Jesus revidou aos tais acusadores, dizendo-lhes: "... Se vós soubésseis o que significa Misericórdia quero e não sacrifícios; não condenaríeis os inocentes. Porque o Filho do homem até do sábado é SENHOR". Mt 12.1-8. Ora a nosso ver, foi mesmo que dizer: "Saibam, senhores sabatistas, que como Senhor do sábado, eu posso usá-lo e ou abrogá-lo a hora que se tomam necessário, mormente agora que já chegou o tempo da revelação do Novo Concerto, em cumprimento do que já fora predito por meu Pai. Concordam conosco?





29ª) ADULTÉRIO ESPIRITUAL DOS SABATISTAS.


Corramos velozmente desse tipo de adultério espiritual, porque quando um crente delibera "guarda"'o sábado, está deveras praticando adultério espiritual, pois Paulo nos esclarece, em Rm 7.1-4, referindo-se à lei, que a mulher casada só pode pertencer a outro marido quando o primeiro falecer e Moisés legislou que se a divorciada voltam a pertencer ao primeiro marido, ficarão ambos em adultério, Dt 24.34. Ora se o Velho Concerto tipificava o matrimônio espiritual de Israel com Deus, ]r 3.14; 31.72; e o Novo Concerto revela o matrimônio espiritual da Igreja com Cristo, ]o 3.29; Ap 19.7; 21.9; então repudiar a Nova Aliança pela a Antiga é, figurativarnente, um adultério espiritual. Aliás, o próprio Jesus classificou os escribas e fariseus, guardadores do sábado, de adultérios, Mt 12.38,39 e provavelmente o Mestre se referia ao adultério espiritual registrado também em Jr 2.20; 3 1. 1 ; 16.20,28; Ap 14.8; 17.4; 8.3; 19. 2 etcetera. Coitadinhos dos sabatistas!





30ª) PAULO ENSINOU TODO O DESÍGNIO DE DEUS.


Caso estivéssemos errados por não "guardarmos" o sábado, então muitos santos de Deus teriam errado antes de nós, pois o apóstolo aos gentios, o famoso Paulo, que era fariseu, filho de fariseus, e fariseu mesmo segundo a lei, At 23.6; Fp 3.5; e, por conseguinte, zeloso "guardador" do sábado; contudo ao se converter a Cristo, jamais mondou alguém o "guardar"; porém assim dizia: "Porque nunca deixei de vos anunciar todo o disignio de Deus" At 20.27; ao contrário disto declarava haverem crido em vão os que permaneciam "guardando" dias, e anda classificou essas observâncias de rudimentos fracos e pobres.


Gl 4.9-1 1. Com quem vocês desejam ficar, com Paulo que ensinou todo os desígnio de Deus sem mandar "guarda' o sábado ou com _os sabatistas que mandam "guardai' o sábado sem se preocuparem muito com os demais desígnios neotestamentários?





31ª) AS COLUNAS TAMBÉM NÃO GUARDARAM O SÁBADO.


Um outro motivo que nos impede observar o repouso sabático, é verificarmos que além de Paulo; 8arnabé, João, Pedro e Tiago; reconhecidos como primícias e colunas da Igreja primitiva, também não o "guardaram" e nem aconselharam a ninguém para "guardá-lo" e tampouco à lei, pois na verdade tendo sido ela abatida por Cristo, conf. Ef 2. I5; é claro que findou-se com ela o sábado e, porque anda teimar em conservar o que já foi abolido? Não seria isto tentar-se a Deus que elaborou o plano da lei até que chagasse "... a plenitude dos tempos (quando) Deus enviou seu Filho, nascido sob a lei, para remir os que


estavam debaixo da lei..." (Gl 4.4,5), a fim de estabelecer o plano da Graça que se manifestou salvadora a todos os homens? At 15.5- 1 1, 13 -20; Tt 2.11.





32ª) TRABALHO INCESSANTE DE JESUS CRISTO.


Nós, os membros da Assembléia de Deus, trabalhamos qualquer dia da semana que se tornar necessário, e fazemos isto sem nenhum medo de pecar, porque o próprio Jesus Cristo fez menção do Seu incessante trabalho dizendo: " Meu Pai trabalha até agora e eu trabalho também " jo S.17; e Paulo assim exemplificou-se "Trabalhei de noite e de dia... "l Ts 2.9 e ainda corrigiu os que não consideram todos os dias iguais e julgam os outros por causa dos dias de festas ou dos sábados. Rm 14.5; Cl 2.16. Diante de tudo isto por que fazer tanto cavalo de batalha devido a não observância do sábado? Será mesmo que os sabatistas são mais sábios do que o Dr. Paulo?





33ª) SÁBADO SEMANAL E SÁBADOS FESTIVOS.


Realmente nos parece difícil a observância plena do sábado com precisa justiça, porque para guardarmos o referido sábado bem certinho, teríamos que "guardar" também os sábados festivos e os anos de descanso autorizados igualmente pelo mesmo Moisés e pela mesma lei Lv 23,,8,32; 25. 1-4 e 8-21; Ex 23. 10,11; 25.1 etcetera. Ou os sabatistas "guardam" e observam direitinho todos esses descansos supra-referenciados? Se assim fazem parabéns, pois são de fato verdadeiros e fiéis escravos.





34) RESTA-NOS UM OUTRO REPOUSO NÃO SABÁTICO.


Felizmente não nos afligimos sobre o repouso sabático, porque o Novo Testamento nos revela que não temos nenhuma obrigação com os sábados, "porque nós, os que temos crido, entramos no repouso, visto, pois, que resta que alguns entrem nele... Determina outra vez um certo dia... porque se Josué lhe houvesse dado repouso, não falaria depois... de outro dia. Portanto resta ainda um repouso para o povo de Deus... Procuremos, pois entrar naquele repouso..."Hb 4.3-11,14,16. Ora, é indubitavelmente claro que o repouso do texto acima é espiritual e não terreal ou semanal como acreditam os sabatistas e se fosse referente a um dia da semana, este seria então o domingo, uma vez que fala de outro dia e não do sábado, Finalmente, que repouso será esse? Deixemos que a Bíblia responda: Is 28. l0- 12, 16; Mt 1 1.28,29; Ap 14,13 e assim sucessivamente.





35ª) MULHERES DO NOVO TESTAMENTO. GUARDAM O SÁBADO


Não seguimos o exemplo das mulheres que descansaram no sábado, conforme Lc 24.56 e que são freqüentemente citadas pelos sabatistas, porque elas tinham sobeja razão de assim procederem, pois além de serem judias, igualmente aos apóstolos; não haviam entendido nem sequer a ressurreição de Jesus tantas vezes por Ele pré-anunciada, como poderiam entender a abolição da lei e do sábado? Vejamos,


porém, o que nos dizem Mt 10.21; 17.23; Lc 23.33,34; etc.





36ª) TERIAM ELES ESQUECIDO A GUARDA DO SÁBADO.


Não aceitamos a argumentação dos sabatistas inerente ao exemplo das referidas judias, porque vários anos depois ainda houve polêmica entre os próprios discípulos acerca da observância da lei de Moisés ( At I5-1-1 1), quanto mais naqueles dias quando nem sequer estavam aptos a ouvirem o que Jesus precisava lhes dizer, Mc 4.33; Jo 16.12. Leiamos, porém, At 15.22-29 e perguntemos: Estariam os discípulos esquecidos do sábado que nem ao menos tocaram nele em tão decisiva resolução? Cremos que não, porque assim teríamos de concluir que Jesus também se esquecera, considerando-se que Ele jamais o recomendou aos seus seguidores conforme constatamos em Mt 19.18,19; Lc 24.6,7,1 1,25,35,45; Jo 20.1 1-18,24,25 e assim sucessivamente. Você acredita haver Jesus sofrido de amnésia alguma vez?





37ª) DEVEMOS TAMBÉM PREPARAR AROMAS P/ MORTOS?


Se na verdade os sabatistas acham que devemos seguir o exemplo das mulheres recem-citadas, para igualmente "guardarmos" o sábado; então é lógico que deveríamos também preparar aromas para os nossos mortos, Lc 23.56; 24.1; oferecer sacrifícios a Deus no nascimento de nossos filhos, Lc 2.24; raspar nossas cabeças religiosamente, At 21.22-24 e praticar muitos outros ritos da lei conforme veremos na


razão seguinte.





38ª) PERPETUIDADE DO SÁBADO USADA POR ELES.


Discordamos das argumentações sabáticas, porque os sabatistas aproveitam-se de qualquer expressão que contenha a palavra sábado, para provarem, correta ou incorretamente, o dever dos gentios "guardarem-no"; haja vista que até alegam que somos obrigados a "guardá-lo" por ser ele um concerto perpétuo, Ex 31.16; mas se assim fosse, teríamos que continuar celebrando a Páscoa, Lv 16.29; praticando as lavagens e purificações, Ex 30.21; comemorando as festas das primícias, do pentecostes e a dos Tabernáculos, Lv 23.14,2 IA1; igualmente deveríamos também nos circuncidar, Gn 17.13 Saiba-se porém, que perpétuo significa durabilidade e vigência enquanto permanecer o concerto a que está arraigada aquela ação ou aquele ato, ou cerimonialismo; porém jamais significou eterno.





39ª) ESTARÃO OS SABATISTAS CUMPRINDO A LEI?


Ficamos cada dia mais cismado com os sabatistas, porque cremos que eles não cumprem fielmente as exigências da lei sabática, como sejam:


1. No sábado oferecia-se dois cordeiros incessantemente e não somente um como nos outros dias. Nm 28.9 e 19;


2. Nele, colocava-se os pães asmos da proposição sobre a mesa sagrada, Lv 24.5-B;


3. Nesse dia não se amarrava lenha e nem se acendia fogo, e se teimasse morreria. Ex 35.3; Nm 15.32;


4. No campo da guerra dos macabeus, morreram mil judeus por não se defenderem no sábado, 1 Mac 2.13;


5. No ano sabático o devedor era livre do seu debito e até os escravos eram libertos, Ex 23. 10, 11 ; Lv 23. 3 -7; Dt 15. 1 - 18.


6. No sábado só se podia andar cerca de mil metros, conforme vários comentaristas, Lc 1 . 12; 24.50;


7. Deveria ser "guardado" do por do sol da 6ª Feira ao por do sol do sábado. Lv 23.32. Ora, se eles não estiverem observando assim, estarão sendo transgressores e culpados diante de Deus de todos os demais mandamentos. Tg 2. 10.





40ª) NÃO PARECEU BEM AO ESPIRITO SANTO.....


Continuamos de fronte erguida sem o repouso sabático, porque o próprio Espírito santo, Consolador e instruidor de todas as coisas necessárias, conforme Jo 15,16,17; ao chegar o momento dos "colunas" da Igreja tomarem uma seria decisão sobre a polêmica dos judeus com os gentios inerente á lei, não teve como necessária a observância do sábado, como está escrito: "Na verdade pareceu bem ao Espírito santo e a nós, não vos impor mais encargo algum..."At 15.26 e 29, já pensaram, diletos leitores? Ao Espírito santo, aos anciões e aos Apóstolos, não pareceu bem exigirem que os gentios "guardassem" o sábado, porém aos sabatistas lhes parece inapelavelmente indispensável. Que coisa! Será que eles se consideram mais sábios do que todos os supracitados?





41ª) GUARDAR TODA A LEI OBRIGATORIAMENTE..


Permanecemos aquém da observância sabática, porque além do que já vimos, se alguém celebrar o sábado corretamente estará obrigado a "guardar" toda a lei e estará igualmente menosprezando o sacrifício vicário de Cristo. Todavia assim como o que se circuncida a Cristo de nada aproveitará, Gl 5.2,3; cremos que o mesmo acontecerá com o "guardador" do sábado, isto porque aquele que transgredir um só mandamento da lei, já transgrediu toda ela, Mt 5,19; Gl 3. 10; e ademais estará aniquilando a graça de Deus, Gl. 3.2,3; subjugando-se novamente, Gl 5.1, e passando para outro evangelho, Gl 1.6-9. já pensou que situação lamentável a dos "guardadores" do sábado? Oremos, pois, por eles, encarecidamente.





42~) OCORÊNCIAS NO DOMINGO - O DIA DO SENHOR.


Continuamos alheios á observância sabática, porque mesmo que fossemos aferrados ao domingo como os sabatistas ao sábado, porque nele Deus descansou; tínhamos razão para isto, pois se "guardamos" 21de abril, 7 de setembro, I5 de novembro etc, devido os ocorridos neles constatados, por que não considerarmos religiosamente o domingo se nele ocorreram coisas deveras importantíssimas? Vejamos, pois, algumas delas.


a). No domingo eram sacrificados dois cordeiros sem maculas, Lv 14. l0; era movido o molho das primícias, Lv 23.1 1; era oferecida a nova oferta dos mangares, 23.16; havia convocações e pleno descanso, 23.35,36 e Nm 29. 3 já evidenciado a mudança do descanso sabático. para o domingo logo que fosse movido o legitimo molho das primícias, isto é, Cristo e seus santos ressuscitados logo após a ressurreição DELE. l Co 15.20,23; Mt 27.52,53. Ai estão portanto, na própria Bíblia, os prenúncios do descanso no domingo.


b). E, de fato, nesse dia Cristo ressuscitou e foi movido da terra para o céu. Mt 28.1~6.


c). No domingo Jesus apareceu a Maria Madalena. e a outra Maria, Mt 28.1,5-9.


d). Neste 1° dia semanal, um anjo enviou um recado a Pedro sobre a ressurreição do Mestre. Mc 16. .


e). No domingo Jesus pronunciou o Seu 1° ide importantíssimo para os Seus servos, Mc 16.14-16.


f). Neste dia Jesus apareceu aos dois discípulos no caminho de Emaus, Lc 24.13-19.


g). No domingo Jesus lhes abriu o entendimento para entenderem as Escrituras e fica para o descanso neste dia como já vimos na letra a. Lc 24.27.


h). No 1° dia da semana, a pedra foi removida para ser visto o túmulo vazio, Jo 20.1-6.


i). No domingo os anjos e Jesus consolaram á Maria Madalena, Jo 20.1 1~16.


j). Neste dia Jesus abençoou os Seus queridos discípulos. Jo 20.19.


1). No domingo os discípulos se alegraram ao verem o SENHOR ressuscitado, Jo 20.20.


m). o domingo Jesus soprou o Espírito Santo sobre os Seus discípulos, Jo 20.22.


n). Neste dia Jesus outorgou autoridade aos Seus apóstolos, Jo 20. 23.


o). No domingo Jesus desfez, brandamente, as dúvidas de Tomé, Jo 20.26-29.


p). Neste dia Jesus operou a pesca maravilhosa e provou a dedicação de Pedro etc. Jo 2 1 .6- 1 7.


q). No domingo muitos corpos de santos ressuscitaram e foram removido conforme já vimos. Mt 27.52.


r). Neste dia os discípulos foram batizados com o Espírito Santo, At 2. ~4.


s). No domingo Pedro pregou o seu 1° sermão. 2.14.


t). Neste dia cerca de 3 mil pessoas foram salvas, através da operação do Espírito naquele sermão, 2.41.


u). No domingo foi inaugurada a Igreja da Nova Aliança, cumprindo-se a promessa do Pai, At 2.39,41-47.


v). Neste dia Jesus apareceu a João na Ilha de Patmos, Ap 1. 10-


x). No domingo era celebrada a festa do pentecostes ratificada pelo Espírito Santo ao batizar quase 120 discípulos. Lv 23.16 e At 2.1-7


z). Neste dia os apóstolos faziam suas reuniões, At 20.7; 1 Co 16.2; Ap 1-10.


Diante deste alfabeto inerente ao domingo, aflora-nos novamente as seguintes perguntas: Por que em tantos encontros, conselhos e esclarecimentos do Mestre ressuscitado, nem uma vez Ele lembrou aos Seus a "guarda" do sábado? Por que Ele preferiu aparecer sempre no 1° dia da semana e não no sétimo? Não estaria Ele dizendo com isto a todos, que este era o Seu dia que deve ser comemorado? Será que Ele não estava fazendo subentender claramente, que assim como os discípulos haviam observado o descanso sabático porque no 7° dia o Pai descansara da obra da criação; assim também a partir de então, eles deveriam descansar no domingo por haver Ele ressuscitados e por tantas outras coisas nele realizadas. Certamente alguém perguntar-me-ia 'E por que Ele não explicou isto claramente? Bem, a nosso ver houve duas razões para isto; a primeira, Ele usava muito falar em parábolas e os Seus estavam tão acostumados que nem sempre lhe pediam explicações por já haverem entendido o que Ele estava dizendo; e a Segunda, possivelmente porque nem todos os presentes estariam aptos a ouvirem, com clareza duma só vez, sobre a referida mudança já predita, coerente com o que Ele já dissera. Vamos Veja letra a e Jo 16.12.





43ª) PROVAS HISTÓRICAS SOBRE O DOMINGO.


Nem sequer sonhamos ser adventistas do 7° Dia, porque para nós seria dissonante não "guardarmos" o domingo, porque além do que citamos recentemente, podemos provar historicamente, que o dia conhecido como DIA do SENHOR, era deveras o domingo e que era neste dia que os discípulos passaram a repousar conforme nos informam os primeiros servos de Deus que deram continuação á Igreja Primitiva, posteriormente aos apóstolos.


l °. lnácio, que foi discípulo do apóstolo João, escreveu em cerca do ano 100 d. C.: "Aqueles que estavam presos ás velhas coisas, vieram a uma novidade de confiança, não mais "guardando" o sábado, porém vivendo de acordo com o Dia do SENHOR."


2°. Disse Barnabé, um outro discípulo do apostolado no ano 120 dessa era: "Nós guardamos o dia oitavo com alegria ... "


3°. Justino Mártir, no ano 140, também deu testemunho do descanso primitivo aos domingos.


4°. Bardesanes de Edessa, em 180 desta E-C- foi coerente com os três supracitados e assim vários outros. "O Sabatismo á Luz de Palavra de Deus", pg. 78-80 e "O Sábado, A Lei E A Graça," pg. 93.





44ª) FOI CONSTANTINO OU O PAPA QUEM MUDOU O SÁBADO.?


Evidentemente os testemunhos bíblicos e históricos dos anos 100 a 180 depois de Cristo, bem próximo ao falecimento do último apóstolo, nos dar inteira confiança de que a Igreja Primitiva guardava deveras o domingo e não o sábado; como é que os sabatistas têm coragem de dizer que foi Constantino quem fez essa mudança em 321 ou o papa em 364? Ora, se foi Constantino, como foi que 43 anos depois o papa tornou a fazê-la? Se assim fosse, o papa teria mudado o sábado para outro dia da semana ou então para o sábado mesmo, o que não teria sentido; ou pelo menos teria ratificado o que primeiro já havia feito e não efetuado o que já estava efetuado. já pensou que confusão tremenda fazem os sabatistas? Págs 383 -387 de "O Sabatismo Á LUZ DA PALAVRA DE DEUS".





45ª) DOMINGO DEDICADO AO SOL CONE O SABATISMO


Não tememos mais esta sagaz insinuação dos sabatistas, porque quando eles nos acusam por guardarmos o domingo dedicado ao sol pelos pagãos, esquecem-se que não idolatramos o domingo e nem condenamos a ninguém que por necessidade trabalhe nesse dia assim como fazem eles com o sábado que até dão o sinal da besta a quem não o guarda, conforme já vimos na razão 14, e não tememos suas acusações, porque seguimos o exemplo de Jesus e de Paulo que sempre trabalharam, conf. já vimos na razão 32 e ainda porque não vemos motivo para endeusamento de um dia, mas somente comemorá-lo e reserva-lo sensatamente para serviços espirituais como sempre fazemos.





46ª) INFLUÊNCIA DO POLITEÍSMO NOS DIAS.


Nada do que dizem os sabatistas nos afeta, porque nos apoiamos na lógica, na Bíblia e na História e não na dedicação dos pagãos politeístas, pois além do que já dissemos acima, cientificamos ainda que o "Miscelânea Doutrinária", citando Basflio de Magalhães, esclarece-nos que "Em quase todas as línguas cultas da Europa, os dias sofreram a influência do politeísmo greco-romano e germânico. Em alguns, o domingo foi consagrado ao sol ; a segunda á lua e o sábado a Saturno." Ora nesse caso, mesmo que não tivéssemos base bíblica e histórica para a "guarda" do domingo e tivéssemos que escolher um dia baseado


na referida influência, sería-nos mais justo escolher o dedicado ao sol, do que o dedicado a Saturno, pois pelo menos Jesus é chamado o sol da justiça, MI 4.2 e Lc 1,78,79; e Saturno é um planeta do sistema solar mas mitologicamente é um famigerado ídolo irmão de Titã e de Vênus; esposo de Réia e Tio de Júpiter, Saturno e Plutão, etc. (EDIPE, pags 3.048). Bem, se é prazer então fiquem eles com o ídolo satumo que nós ficaremos com o Sol da justiça amém?





47ª) A CEIA DO SENHOR E O DOMINGO EVIDENCIADA


Ficamos com o domingo, porque além de tudo que já ouvimos, o domingo é tão valorizado em o N. I, que até mesmo o aparecimento de Jesus aos Seus discípulos pana as mais importantes revelações escatalógicas ocorreu no SEU DlA, as ofertas eram também recolhidas nesse dia e até mesmo a maravilhosa santa CEIA era celebrada no Dia do Senhor. Razão 42 e At 20.6,7; 1 Co 16.1,2 etc.





48ª) SERIA O SÁBADO MUDADO PARA O DOMINGO?


Repetimos aqui um pouco do que falamos na razão 35, para relembrarmos que somente após a ressurreição de Jesus Cristo e seus aparecimentos aos Seus discípulos, foi que Ele lhes abriu o entendimento pana compreenderem as Escrituras, Lc 24.45; porque muitas coisas Jesus não havia lhes declarado, como já vimos, porque eles e elas, não podiam anda suporta-las naqueles primeiros dias, Jo 16.12; e muitos comentaristas acreditam, e nós com eles, que uma delas era a mudança do repouso do sábado para o domingo, conforme já prevista no AI, coerente com o que já e7tplicamos na letra a da razão 42.





49ª) O MOTIVO PORQUE A LEI FOI DADA AO POVO


Saiba-se, pois, que não "guardamos" a lei, porque depois do pecador aceitar Cristo como seu Salvador pessoal, assim como fez Paulo em 9 de Atos, "... a lei que veio 430 anos depois, não invalida de forma a abolir a promessa" feita antes a Abraão. Isto porque, a lei "foi ordenada por causa das transgressões, até que viesse a posteridade... Logo a lei é contrária as promessas de Deus? De nenhuma sorte..." Mas a verdade é que "... se fosse dada uma lei que pudesse vivificar, a justiça, na verdade, teria sido pela lei. Mas a Escritura encerrou tudo debaixo do pecado, para que a promessa pela fé, fome dada aos crentes... De maneira que a lei nos serviu de aio para nos conduzir a Cristo, para que pela fé fossemos justificados..." 2 Co 3.11; Gl 3.17-21. querer, portanto, permanecer sob a lei depois de ler estes textos sagrados e muitos outros, é forçar a interpretação bíblica à qualquer custo, porque se a lei nos serviu de aio ou educador de crianças ilustres em ricos lares, até determinada idade; ao entregar-nos a Cristo despediu-se de sua nobre ação, porque então fazê-la voltar?





50ª) A LEI DUROU APENAS ATÉ JOÃO BATISTA.


Não nos submetemos aos difames da lei, porque segundo o irrefutável Novo Testamento, a durabilidade ou " mandato " dela, prevaleceu somente até João Batista conforme Lc 16.16; Mt 1 1.13; Jo 1.7 etc, e é claro que se assim não fosse, Jesus e Seus apóstolos não a teriam deixado totalmente sem a menor enfatizarão e por que deixá-los de ouvir para atender a Hellen Golden VVhite?

FONTE: Material Retirado da Internet. Essa pagina é apenas uma coletânea de Estudos Bíblicos sobre a Igreja Adventista do Sétimo Dia.

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